sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Google estreet view : São Paulo, Rio e Minas
O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (30) no Brasil o Google Street View, serviço que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de cidades brasileiras. Desde 2009, a empresa vem tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – esta última localidade também inclui as cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto. Cidades vizinhas a essas capitais como Niterói (RJ), Campinas (SP) e Curvelo (MG) também foram cobertas pelo serviço.
Confira as imagens: (e brasilzão Véiiii, só me da orgulho)
Após a coleta, a empresa junta as fotos tiradas para criar o efeito panorâmico, de visão de 360º (câmeras instaladas nos carros conseguem capturar as imagens estáticas em todos esses ângulos). O Google conta com uma tecnologia específica para desfocar os rostos de todos os pedestres e placas de carros que foram fotografados – se por acaso alguns desses elementos forem exibidos nitidamente, o usuário pode comunicar o erro ao Google via link na própria imagem.
Polêmica
“Não vamos falar da polêmica de wi-fi na Europa. O assunto hoje é apenas Street View”, disse Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, logo no início do evento de apresentação. Felix se referia ao problema que o serviço Street View teve na Europa.
Países como Alemanha e França, por exemplo, foram afetados pela coleta “acidental” de dados privados de redes sem fio públicas. Na época, o Google afirmou que iria conversar com reguladores nos países afetados sobre a melhor forma de se desfazer dessas informações e que a empresa afirma nunca ter utilizado. Ximenes, no entanto, ressaltou que o recurso que, junto com o Street View, captava informações de redes sem fio não está mais sendo utilizado.
Outro problema relacionado ao mesmo assunto foi com o governo alemão. Eles acharam que o fato de o Google passar com um carro, e tirar fotos de vários lugares poderia invadir a privacidade de pessoas que caminham pela rua ou até mostrar placas de veículos fotografados.
Fonte: UOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário